Um projeto de instalação elétrica deve ser realizado observando o ambiente em que o mesmo está sendo realizado. Muitos acreditam que seja fácil determinar os materiais necessários para um esquema elétrico, mas muitos fatores devem ser levados em consideração.

É claro que o projetista primeiro irá observar a carga elétrica da instalação e o ambiente em que ela se encontra (externo, interno ou atmosfera explosiva), a partir daí definir os materiais necessários.

O mercado oferece diversos produtos, e um deles é o condulete leve, apropriado para instalações elétricas internas. Tem o seu tamanho compactado, é um material mais leve que o condulete pesado e conseqüentemente tem um preço de comercialização menor.

CARACTEÍSTICAS DO CONDULETE LEVE –  AL/R-15

Corpo e tampa fabricados em alumínio, pode ser fornecido com pintura eletrostática na cor cinza Munsell N6.5, ou em esmalte sintético cinza martelado.

A tampa do condulete leve é afixada ao corpo através de parafuso cabeça redonda galvanizado (a pedidos pode ser comercializado com parafuso inox). Normalmente conduletes com diâmetro de Ø 1/2″ a 1″ possuem tampa afixada por dois parafusos e os diâmetros maiores, de Ø 1.1/2″ a 4″ por quatro parafusos.

condulete leve pode ser fornecido com roscas BSP ou NPT, ou também sem rosca (com parafuso de aperto), depende da necessidade do projeto do cliente.

Fabricado nas saídas E, C, LL, LR, LB, T, TB e X, é uma ótima opção de produto com qualidade e custo baixo.

VARIAÇÕES DO CONDULETE LEVE

condulete leve assim como o pesado pode ser fornecido com equipamentos, ou seja, com interruptores, tomadas etc. Alguns exemplos de montagem:

  • Conduletes com tomada universal 10A 2P+T
  • Conduletes com um interruptor simples 10A ou 20A
  • Conduletes com um interruptor paralelo
  • Conduletes com dois interruptores simples
  • Conduletes com tomada tipo RJ45 entre outros.

A Alltex Equipamentos Elétricos também trabalha com a linha de condulete duplo com ou sem equipamentos. Consulte-nos

INSTALAÇÃO ELÉTRICA APARENTE

Na década de 50, em Nova York quando algumas fábricas foram transformadas em imóveis residenciais, algumas pessoas criaram o gosto por uma tubulação exposta, ou seja, entenderam que esta era uma nova onda deixando a casa com um design industrial. Surgindo assim a instalação elétrica aparente. Para este tipo de instalação é muito comum utilizar o condulete leve, por ser mais barato e ter um ótimo acabamento, contribuindo para uma aparência leve e moderna.